Domingo dia do Senhor

JESUS FAZIA E VOCE?

 

Jesus é o nosso maior exemplo. No texto de Lucas 4:16 encontramos Jesus fazendo três coisas, as quais devemos imitar. Vejamos:

Guardava o Dia do Senhor - “... entrou num sábado...”. A igreja do Velho Testamento guardava o sábado para o culto comunitário. A igreja do Novo Testamento guardava o domingo (At. 20:7, Ap. 1:10). O Principio de Liturgia da IPB diz: “É dever de todos os homens lembrar-se do dia do Senhor (Domingo) e preparar-se com antecedência para guardá-lo. Todos os negócios temporais devem ser postos de parte e ordenados de tal sorte que não os impeçam de santificar o Domingo pelo modo requerido nas Sagradas Escrituras. Deve-se consagrar esse dia inteiramente ao Senhor, empregando-o em exercícios espirituais, públicos e particulares”.

Freqüentava a Igreja – “... na sinagoga, segundo o seu costume...”. A sinagoga era a igreja dos judeus. O principio de liturgia da IPB diz que: “o templo é a Casa de Deus dedicada exclusivamente ao culto. É a Casa de Oração para todas as gentes, segundo define Nosso Senhor Jesus Cristo”. O costume de Jesus era de ir à igreja, mas, naquela época houve quem fizesse diferente: “não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns,...” (Hb. 10:25).

Leitor da Palavra – “... e levantou-se para ler.”. Jesus era leitor diário da Palavra. Lia para si e para outras pessoas. Estar em comunhão com Deus, é estar em comunhão com a Palavra. Em Salmo 1:2 lemos: “antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.”. O crente deve imitar a Jesus também na leitura e meditação da Palavra.

Jesus como homem, foi exemplo de respeito e submissão aos preceitos do Pai, guardando o Dia do Senhor (domingo), freqüentando com assiduidade a Casa de Deus e lendo diariamente a Palavra do Senhor. Vamos seguir este exemplo?

postado em

www.quartaipb.com.br/2010/09/jesus-fazia-e-voce.html